<h2>Adotar o sistema de gestão de energia coloca a empresa diretamente ligada as inovações do mercado, transformando os resultados, otimizando os processos sendo mais eficientes e competitivas. Essa estratégia pode ser adotada por todas as empresas, pois essa é uma ótima maneira de conquistar os resultados esperados. </h2>

A redução de custos da operação de uma empresa com certeza é tema de muitas reuniões com gestores, os planejamentos estratégicos são criados para reduzir os gastos sem comprometer a qualidade e produtividade. Um dos pontos que é fundamental nesse planejamento é a gestão eficaz de energia.

O Brasil, nos últimos anos, está entre os dez no ranking de energia mais cara do mundo. De acordo com pesquisas da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), a tarifa média do Brasil é superior à dos Estados Unidos 127,3% e a do Canadá 94,9%. Devido a variação do preço média da tarifa, que foi de 85,8% no período 2008 a 2017, a energia elétrica do Brasil pode chegar a ser a mais cara do mundo nos próximos anos.

As empresas que investem em gestão de energia como uma forma de diminuir o orçamento, além de diminuir os custos com energia elétrico, pode aumentar investimento em outras áreas para melhorar o serviço prestado, além disso a credibilidade da empresa aumenta com o seu público por demostrar estar preocupada com as inovações do mercado e a sustentabilidade em sua operação, podendo ter seu valor agregado na hora da venda.

 <h3>- Gestão de energia</h3>

Gestão eficaz de energia elétrica é um sistema que tem como principal objetivo estabelecer medidas para economizar o consumo, para isso é necessário conhecer toda a estrutura da empresa para entender o consumo e coletar dados para análise, fazendo isso é possível encontrar oportunidades para economizar e estimar a quantidade de energia que cada oportunidade pode economizar, sendo assim, é mais assertivo escolher a oportunidade que é mais viável para a empresa e assim mensurar se os resultados são os esperados.

<h3> – Todas as empresas podem adotar o sistema de gestão de energia?</h3>

Independe do porte da empresa, o sistema de gestão de energia pode ser implantado como diferencial estratégico. Logicamente que cada empresa tem suas particularidades, por isso, não há um modelo de gestão de energia igual para todos, o profissional responsável pelo gerenciamento deve entender a realidade e as necessidades da empesa, para que assim seja capaz de estabelecer um planejamento eficaz.

<h4> – O que é a ISSO 50001?</h4>

A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização internacionl que elabora padrões internacionais, sendo que as mesmas podem ser editadas no Brasil pela ABNT.

A ISO 50001 é a norma que estabelece requisitos para a implantação do sistema de gestão de energia em qualquer empresa para que melhore seu desempenho energético. O principal ponto dessa norma é criar uma cultura interna que busca continuamente a redução do consumo de energia.

<h4>Implantar a gestão de energia nas empresas tornou-se uma estratégia para alcançar os resultados desejados com eficiência energética. Contar com profissionais adequados que adotam o melhor processo para conhecer e identificar as necessidades de cada empresa, facilita a adoção das melhores oportunidades, fazendo as escolhas certas os resultados acontecem de maneira satisfatória, promovendo os resultados, competitividade e eficiência. Essa é uma das formas de utilizar a inovação a favor do seu negócio.</h4>

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram
Facebook