As patologias na Construção Civil são uns dos intemperes para a qualidade de uma edificação. A boa notícia é que todas elas podem ser evitadas, descubra como.

Na construção civil, que representa cerca de 10% do PIB Brasileiro, as patologias são corriqueiras e constantes devido a má execução, elas podem aparecer em qualquer etapa da obra, pois vários fatores podem ser os seus causadores.
Assim como na medicina, que o termo patologia vem do grego e significa o “estudo as doenças” como uma forma de descobrir maneiras de curar tais enfermidades, na construção civil não é diferente, ao constatar uma patologia é necessário descobrir maneiras para resolver e assim evitar que as mesmas se agravem.

O que são as patologias na Construção Civil?

As patologias são problemas com as estruturas das construções e as suas consequências geralmente são prejuízos financeiros, atrasos no prazo da obra e insatisfação dos clientes, e se não diagnosticado a tempo podem se tornar bastante perigosas.
São inúmeras as patologias na construção civil, mas as mais recorrentes são:
• Fissuras;
• Umidade;
• Deslocamento de rebocos e pisos;
• Carbonatação;
• Trincas;
• Infiltrações.

Principais fatores que causam as patologias

– Infiltração e Excesso de umidade

As infiltrações e excesso de umidade são as patologias causadas por água, vapor ou condições meteorológicas ao redor. Em regiões que costumem ter chuvas em excesso precisam de atenção a mais na instalação de lajes e telhados. As regiões com umidade do ar alta ou espaços da casa perto de grande concentração de água, como por exemplo o banheiro, devem ter atenção aos matérias e suas especificações que são usados na construção, pois a umidade infiltra por tudo, podendo prejudicar toda a construção. Essa patologia pode ocorrer também devido a problemas com a rede de destruição de água do imóvel. Fique atento!

– Materiais de baixa qualidade

É importante sempre utilizar produtos de qualidade nas obras. Essa é uma das importâncias do Engenheiro Civil em qualquer obra, ele auxilia na compra inteligente dos materiais, prezando a qualidade, mas com economia.

– Manutenções Inadequadas ou Inexistentes

As manutenções são necessárias para detectar as patologias no início, não fazer ou não respeitar a necessidade de manutenção adequadas podem levar a prejuízos mais sérios.

– Não cumprimento de normas técnicas

Contratar profissionais qualificados é fundamental para o cumprimento de todas as normas técnicas, e assim oferecer a segurança necessária para a obra.

– Erros de execução

Essa é a principal causa das patologias na construção civil, por isso que sempre enfatizamos a necessidade de contratar profissionais qualificados para a sua obra.

Como evitar as patologias?

Para evitar as patologias é fundamental contratar um Engenheiro Civil responsável pela obra, o processo de gestão realizada por esse profissional é a garantia de resultados satisfatórios durante todas as etapas.
Todas as patologias são prevenidas de maneiras diferentes, porém, manter profissionais qualificados nas obras é a maneira mais assertiva de prevenir as mesmas, pois, eles serão capazes de evitar ou solucionar com rapidez as patologias.

Você concorda que contratar profissionais qualificados é importante para a sua obra? Conte com a AF Empreendimentos para realizar o seu sonho, fale conosco.

Siga-nos nas nossas redes sociais:
Instagram
Facebook